FECUNDE O SONHO
Ana fecundou o sonho: “… Elcana coabitou com Ana, sua mulher… ela concebeu”. Vejo nisso uma grande lição: muitas vezes o sonho não nasce, porque em vez de o fecundarmos, ficamos das duas, uma: ou somente a lamentarmos o fato de ele não ter nascido, caindo num imobilismo esterilizante, ou esperamos placidamente por uma intervenção sobrenatural de Deus, que não vem acompanhada de ações conscientes da nossa parte. O que Deus quer nos ensinar é que precisamos dessas sementes de vida que, junto com a graça de Deus, trazem à luz os nossos sonhos mais desejados.
Por isso, semeie na sua vida. Se o seu sonho é profissional, semeie no seu trabalho, quem sabe se dedicando mais, procurando alternativas, buscando aperfeiçoamento, distribuindo currículos. Se o seu sonho é acadêmico, estude e procure expandir sua mente. Se o seu sonho é ministerial, ore, leia a Bíblia, jejue, abra novas frentes, seja mais disciplinado. Enfim, somos responsáveis por tais semeaduras que, em momento algum, prescindem da ação milagrosa de Deus.
Ana sabia que o milagre haveria de ocorrer em estrita relação às leis estabelecidas por Deus. Mulheres ficam grávidas após o intercurso sexual em período fértil.
Foi o que ela tratou de fazer.
Há equívocos intelectuais aos quais estão expostos somente os que crêem. Pular do pináculo do templo esperando ser sustentado por Deus em pleno ar, no milagre da suspensão da lei da gravidade, é tentação própria de quem crê. Essa mesma pessoa pode dirigir sem cautela por crer que a providência divina não permitirá que bata de carro, esperar enriquecer sem trabalhar por acreditar que o dinheiro vai aparecer de modo milagroso, ter vida longa sem praticar exercício físico e cuidar da alimentação por crer que recebeu a bênção da longevidade, entre mais tantas outras aplicações indevidas da doutrina.
Por isso que é fundamental o crente conhecer doutrina. Vou mais longe. Conhecer teologia sistemática. O que quero dizer com isso? Falo sobre entrar em um seminário teológico? Não, pode-se conhecer teologia sem freqüentar um curso de teologia em um seminário. Mas, enfatizo o estudo cuidadoso da doutrina, mediante os mais diferentes meios que Deus na sua graça providenciou para o seu povo. Qual o valor da teologia sistemática? Colocar o crente em contato com o corpo doutrinário inteiro, mostrando o inter-relacionamento doutrinário e a relação de cada doutrina com o todo. Muitas vezes o crente erra por elevar a condição de verdade completa um aspecto da verdade. No caso que estamos estudando, um aspecto da verdade é a oração que conta com o milagre por força de o ser humano se ver face a face a um obstáculo intransponível. Mas, o outro aspecto da verdade, é o reconhecimento das leis naturais que o próprio Deus criou, por cuja sujeição racional às mesmas o crente verá o milagre acontecer.
Os protestantes do passado acreditavam nisso. Por isso enfatizavam o estudo e o trabalho duro como meios criados por Deus para a obtenção de prosperidade nessa vida. Hoje, infelizmente essa cultura religiosa foi substituída pelo passe de mágica, caracterizado pela idéia de que o preguiçoso pode contar com o milagre de Deus. Assim, vivemos irresponsavelmente, vendo crentes fazendo parte dos estratos sociais mais pobres, indo de encontro ao que em tempos passados correspondia ao exato oposto. Está aí Max Weber, sociólogo alemão, para reconhecer a influência da mentalidade criada pelo calvinismo no desenvolvimento de algumas das nações européias. Os milagres de Deus costumam demandar iniciativa humana.
Antonio C. Costa