Fique Ligado – N. 177
30 jan, 2021Fique Ligado – N. 179
13 fev, 2021
NEVOEIRO DO IMPONDERÁVEL
A vontade de Deus para nossa vida é de fato perfeita. Ela nos aproxima de Deus, nos conduz a cumprir o propósito divino para nossa vida e é o maior consolo que temos na tribulação -é bom saber que se estamos na tempestade é por que cruzamos o mar em sujeição à sua vontade.
Essa vontade divina pode ser conhecida por nós, sem que para isso recebamos visões e revelações sobrenaturais. Podemos conhecer essa vontade de modo simples e racional através das seguintes formas:
1. Sagradas Escrituras. Nenhuma direção de Deus para nossa vida haverá de nos levar a pecar.
2. Uso da razão. Deus lida com o homem com base nessa faculdade que o distingue dos animais irracionais.
3. Conselhos sábios. Deus costuma falar por meio de cristãos maduros.
4. Evidência das circunstâncias. O Espírito Santo pode nos conduzir através de sinais claros emitidos pela providência divina.
Contudo, nem sempre dispomos de todas as informações necessárias para que tomemos decisões com a absoluta certeza de quem teve acesso a todos os aspectos da questão. Muitas vezes decidimos perante a névoa do imponderável.
O caso que você apresenta está entre os que mais afligem os servos de Deus. O crente se vê perante dois caminhos. Ou igualmente difíceis, ou igualmente fascinantes. Ambos não representando nenhuma violação da vontade moral de Deus. Caso contrário, esta pessoa não estaria perante um verdadeiro dilema, mas diante de um caminho que teria que ser evitado, por ser pecaminoso, e um outro caminho que se constituiria na única opção de escolha para quem ama a Deus.
O que fazer nessas horas? Se temos que decidir, decidamos. Não há carro cujo farol ilumine a estrada inteira. A estrada vai sendo iluminada à medida que avançamos com o carro. Nem sempre Deus revela tudo de antemão, pois ou seríamos conduzidos ao desespero (em razão das lutas que virão), ou seríamos conduzidos à vaidade (em razão da extensão da vitória).
Muitas vezes caminhamos sem enxergar um palmo à frente. Bom, a vida cristã é uma vida de fé. Fé é a firme certeza das coisas que se esperam e convicção de fatos que se não veem. Não fomos enganados. Desde o início Deus nos disse no seu evangelho que o cristianismo só seria exequível na vida daquele que vivesse com base numa confiança implícita no amor de Deus. Isso é fé.
A promessa não é que vamos sempre receber de antemão um plano detalhado de tudo para que vivamos seguros; mas que descobriremos, após termos percorrido pela fé o caminho, que Deus sempre teve um plano detalhado de tudo para a nossa vida, e que por isso sempre vivemos seguros. Mesmo nas horas em que decidimos no escuro.
Daí a promessa bíblica do Salmo 25 verso 12: "Ao homem que teme ao Senhor, ele o instruirá no caminho que deve escolher". Isso vale para você e para mim. Que consolação para este mundo de estradas sinuosas, escorregadias e escuras.
Antonio C. CostaInformações financeiras
Até 05/Fev33%
Jan100%
Até 21/Jan77%
Até 15/Jan65%
Contribua
Igreja Presbiteriana da Barra da Tijuca
Banco Itaú
Ag. 1185
C.C. 09418-0
CNPJ: 72.065.121/0001-22
Rio de Paz
Banco Itaú
Ag. 1185
C.C. 44820-4
CNPJ: 09.551.891/0001-49